Flávio Tavares é um dos destaques do 7º Prêmio Joaquim Felizardo

Será realizada hoje, 12 de dezembro, a partir das 20h30min, a entrega dos troféus do 7º Prêmio Joaquim Felizardo que homenageia iniciativas, veículos de comunicação, artistas e intelectuais que contribuem para o desenvolvimento da cultura em Porto Alegre.

Entre os premiados está o escritor e jornalista Flávio Tavares que recebe o troféu na Categoria Especial Intelectual. Autor, entre outros, do livro Memórias do Esquecimento – obra que recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem no ano 2000 e que acaba de ser lançado na Coleção L&PM Pocket – Flávio participou de grupos de resistência armada durante a ditadura militar e foi perseguido, preso e torturado. Libertado com outros catorze presos políticos em troca do embaixador dos Estados Unidos, em 1969, iniciou um longo exílio no qual foi vítima (e sobrevivente) da chamada Operação Condor.   

Nos anos 1990, Flávio voltou a ser correspondente internacional, escrevendo de Buenos Aires para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora.

Seu livro mais recente, 1961 – O Golpe Derrotado, reconstitui o movimento que derrotou a tentativa de golpe de Estado que tentava evitar a posse de João Goulart depois da renúncia de Jânio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *