A terra de Peter Pan e as Olimpíadas

Esta manhã, no lago Serpentine do Hyde Park em Londres, aconteceu a maratona aquática feminina das Olimpíadas. Uma prova de resistência de 10 quilômetros que levou a húngara Eva Risztoy ao lugar mais alto do pódio. Já a brasileira Poliana Okimoto precisou abandonar a prova, pois passou mal devido à hipotermia (a temperatura da água é de 20 graus Celsius).

Quem assistiu à prova viu que as atletas passavam ao lado de uma ilha cravada no meio do lago. O que muita gente não sabe é que essa é a ilha que aparece na história de Peter Pan. O escritor J. M. Barrie, criador do célebre personagem, morava em frente ao chamado Kensington Garden, um dos recantos de Hyde Park, e usou o belo cenário do parque como inspiração para a inventar a Terra do Nunca. Barrie imaginou que no fundo do lago havia árvores submersas. Será que alguém perguntou às nadadoras olímpicas se elas sentiram alguma coisa estranha?

A estátua de Peter Pan no Hyde Park, em frente ao Lago Serpentine

“Vocês precisam entender que será difícil acompanhar as nossas aventuras se não se familiarizarem com o Kensington Gardens, se não o conhecerem tão bem quanto David o conhece. O Gardens fica em Londres, onde vive o rei, e as crianças o visitam todos os dias, a não ser que estejam decididamente febris, mas ninguém jamais conseguiu percorrer muito rápido. (…) O Serpentina começa aqui perto. É um lago encantado, e há uma floresta submersa no fundo dele. Se você espiar na beira da água, verá as árvores todas crescendo de lá para cá, e dizem que no período da noite também existem estrelas submersas no lago. Se existem mesmo, Peter Pan as vê quando está velejando pelo lago no Ninho de Tordo. Só uma pequena parte do Serpentina fica no Gardens, pois ele logo passa por baixo de uma ponte e se estende para muito longe, até a ilha na qual nascem todos os pássaros que viveram meninos e meninas. Ninguém que seja humano, exceto Peter Pan (e ele é apenas meio humano), consegue chegar até a ilha, mas você pode escrever o que deseja (menino ou menina, moreno ou loiro) num pedaço de papel e depois dobrar o papel em forma de barco e lançá-lo na água, e ele chega à ilha de Peter depois do anoitecer.” (Trecho do primeiro capítulo de Peter Pan em Kensington Gardens – Coleção L&PM Pocket)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *