Mostra de cinema de Curitiba homenageia o escritor Dalton Trevisan

O Museu da Imagem e do Som do Paraná em Curitiba vai promover a Mostra Dalton Trevisan no Cinema, que exibirá longas e curtas-metragens feitos a partir do universo do escritor paranaense. Conhecido pelo rigor com que revisa sua obra, Trevisan autorizou pouquíssimos realizadores a trabalhar seus livros no cinema, exigindo sempre fidelidade absoluta ao que foi escrito, sem acréscimos, alterações ou adaptações. Tanto que somente dois longas e alguns poucos curtas-metragens fazem parte desse acervo.

A mostra começa segunda-feira, dia 18 de junho e vai até quarta-feira, dia 20. Os filmes serão exibidos no Auditório Brasílio Itiberê, a partir das 19h30, e a entrada é gratuita. Todas as exibições serão apresentadas por especialistas na obra de Dalton Trevisan e a sessão de curtas terá a presença dos realizadores, que farão um debate sobre as adaptações.

Dalton Trevisan foi contemplado recentemente com o Prêmio Camões de literatura, a maior honraria da literatura em língua portuguesa, e na semana passada foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Não perca a chance de conhecer a obra de um dos maiores escritores brasileiros no cinema. Dê uma olhada na programação e agende-se:

Dia 18 de junho, 19h30
Um Uísque Antes, Um Cigarro Depois – de Flávio Tambellini

Comédia em três episódios, sendo o segundo, “Mocinha de Luto”, a primeira filmagem autorizada de um conto de Dalton Trevisan. Esse episódio foi filmado em Curitiba no início dos anos 70, e diversos lugares conhecidos da cidade servem de locação para a história. Apresentação do jornalista Ayrton Baptista Junior (CBN, Globo.com).

Dia 19 de junho, 19h30
Penélope – de Estevan Silvera
Em Busca da Curitiba Perdida – de Estevan Silvera
Balada do Vampiro – de Beto Carminatti e Estevan Silvera

Três dos raros curtas-metragens feitos com autorização do autor preservam o texto integral dos contos originais. Apresentação do cineasta Fernando Severo (diretor do MIS). Após a exibição será realizado debate com os diretores.

Dia 20 de junho, 19h30
Guerra Conjugal – de Joaquim Pedro de Andrade

Influência confessa no cinema de Pedro Almodóvar, que o viu num festival em Barcelona, Joaquim Pedro de Andrade, um dos maiores diretores do Cinema Novo, entrelaça trechos e personagens extraídos de vários contos de Dalton Trevisan, que assina os diálogos. Foi exibido no Festival de Cannes e recebeu diversos prêmios no Brasil. Apresentação do professor Fabio Francener Pinheiro (Curso de Cinema e Vídeo da FAP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *