Arquivo mensais:abril 2015

Noite estrelada, da Van Gogh, virou ciclovia que brilha no escuro

2015 marca o 125° aniversário da morte de Van Gogh. Dentro das comemorações que a Holanda criou para homenagear o pintor holandês, está a criação de uma incrível ciclovia inspirada no famoso quadro “A Noite Estrelada”. Localizada na cidade de Eindhoven, ao sul de Amsterdã, ela brilha no escuro e causa um efeito surpreendente.

O projeto que une arte, tecnologia e ciclismo foi idealizado pelo artista Daan Roosegaarde que usou pequenas luzes LED para criar o efeito. A rota escolhida para a intervenção é conhecida por passar por locais que marcaram a vida de Van Gogh, como Zundert, cidade em que o pintor nasceu e foi criado.

É para qualquer ciclista se sentir no céu.

ciclovia-van-gogh1

Foto © Daan Roosegaarde

Foto © Daan Roosegaarde

Foto © Daan Roosegaarde

Foto © Daan Roosegaarde

Foto © Daan Roosegaarde

Van Gogh é um nome bem presente no catálogo da L&PM Editores. Além de uma biografia e de Vincent – A história de Vincent Van Gogh em quadrinhos, em 2015, a L&PM vai reeditar Cartas a Théo.

Qual será o livro preferido de Agatha Christie no mundo inteiro?

fave christie

O site oficial de Agatha Christie lançou, nesta segunda-feira, 27 de abril, a campanha batizada de  “World’s Favourite Christie” que terá a missão de descobrir qual é o livro favorito de Agatha Christie entre os leitores do mundo inteiro. A votação é uma das tantas ações que estão acontecendo no ano de celebração dos 125 de nascimento da Rainha do Crime. Pra votar entre um dos 25 livros indicados é bem simples e rápido, nada de preencher imensas fichas cheias de dados. Então, que tal participar? Basta acessar www.worldsfavouritechristie.com e votar até 31 de maio. Em setembro, mês de aniversário da escritora, nós vamos descobrir qual é o preferido entre os preferidos.

Agatha Votacao

Jornalista Jorge Pontual diz que “Sapiens” é seu livro favorito

Foi durante o Programa GloboNews em Pauta que o jornalista Jorge Pontual começou a falar sobre Sapiens, de Yuval Noah Harari, lançado há pouco no Brasil pela L&PM. Depois de explicar que se trata de uma obra sobre a evolução da nossa espécie, em que o autor faz projeções inclusive sobre o futuro da raça humana, Pontual confessou: “Sapiens virou o meu livro favorito. (…) O livro é fascinante, é brilhante, eu já li duas vezes e vou começar pela terceira vez, tô obcecado. E brincou: “E já que vocês estão me permitindo falar sobre o livro e a gente ainda tem mais dez minutos de programa, eu vou falar sobre ele até o final.” Todos riram.

Assista aqui:

 

Ticket Books: uma ação para comemorar o Dia Mundial do Livro

23 de abril é Dia Mundial do Livro e para comemorar a data e estimular o hábito da leitura, a L&PM Editores, em parceria com a concessionária ViaQuatro de metro, distribuiu gratuitamente aos passageiros da Linha 4-Amarela 1.500 livros na Estação Faria Lima das 10h às 12h. Destes, 300 traziam uma surpresa: funcionam como bilhetes do metro. A ação, com assinatura da agência Africa, foi batizada de Ticket Books.

unnamed

Criados especialmente para a ocasião, em edição limitada, os Ticket Books são títulos de uma coleção com 10 livros de bolso do catálogo da L&PM e funcionam como bilhetes de metrô. São 10 obras: A Arte da guerra, Sun Tzu; Assassinato no Beco, Agatha Christie; Hamlet, William Shakespeare; Cem sonetos de amor, Pablo Neruda; Cebolinha em apuros!, Mauricio de Sousa; Garfield –”Foi mal”, Jim Davis; O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald; Quintana de bolso, Mario Quintana; Sherlock Holmes: O cão dos Baskerville, Sir Arthur Conan Doyle e Peanuts: “Amizade. É pra isso que servem os amigos, Charles M. Schulz.

Livros mais

Cada Ticket Book vem carregado com 6 bilhetes. A ideia é que a obra seja lida durante os percursos de cada passageiro. Basta encostar o livro na catraca, para a entrada ser liberada. As capas dos livros possuem um chip com tecnologia equivalente a do Bilhete Único, tornando os Ticket Books recarregáveis.

O projeto convida as pessoas a, depois de ler, recarregar seus livros e presentear um amigo, estimulando o prazer da leitura. O portador do livro encontrará um código na contracapa. É só acessar a página do projeto – http://ticketbooks.com.br – para concluir a compra das passagens. O Ticket Book não tem prazo de validade e pode ser recarregado sempre que a pessoa quiser e com quantas passagens ela desejar. Na recarga, o pagamento dos bilhetes é de responsabilidade do usuário.

Assinadas pelos diretores de arte Ricardo Matos e Ana Novis, da Africa, as capas foram criadas especialmente para o projeto e inspiradas em mapas do metrô de diversas partes do mundo.

Arte guerra

Apaixonante Dia do Livro em Barcelona

livros e rosas catalunha

Se os livros são apaixonantes, então não há nada que combine mais com eles do que rosas vermelhas. No dia 23 de abril, na Catalunha, comemora-se o Dia do Livro, o Dia de São Jorge (Padroeiro da Catalunha) e o Dia da Rosa. E como é feriado em Barcelona, o povo costuma sair às ruas para comprar livros e receber rosas. A ideia catalã de juntar livros e rosas baseia-se em uma antiga lenda em que os cavaleiros ofereciam uma rosa vermelha a suas damas e recebiam em troca um livro. Talvez inspirada nesse clima total de paixão, a Catalunha também escolheu o dia 23 de abril para ser o seu Dia dos Namorados.

 

A certidão de nascimento do Brasil

22 de abril de 1500: o dia da descoberta, da chegada de Cabral, do início da história. Um encontro relatado em detalhes por Pero Vaz de Caminha. Sua carta é considerada a certidão de nascimento do Brasil e nela Caminha capturou, com requinte e minúcia, os dias inaugurais do futuro país. Com seu olhar generoso e preciso, ele cantou a pureza das águas e a exuberância dos recursos naturais, pregou a comunhão entre os povos e vislumbrou Pindorama como uma espécie de Terra sem Males, um lugar paradisíaco. O original é composto por sete folhas, cada uma com quatro páginas, somando vinte e sete de texto e uma de endereço, com a medida de 296 por 299 mm, típica da época.

O livro A Carta da Pero Vaz de Caminha – O Descobrimento do Brasil (Coleção L&PM POCKET), traz o texto original, em português quatrocentista. Além da carta traduzida, tem também notas analíticas, uma transcrição crítica e outros comentários, todos organizados por Silvio Castro.

A primeira página do manuscrito da carta de Pero Vaz de Caminha. Alguém consegue entender a letra?

No ano 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento, os Correios fizeram um filme publicitário com um trecho da carta de Caminha e locução de Antonio Abujamra. Vale a pena relembrar:

Bram Stoker, o escritor que deu vida ao Conde Drácula

Em 20 de abril de 1912, quando o escritor Bram Stoker faleceu, após sofrer vários derrames cerebrais, sua morte foi eclipsada por uma tragédia ainda maior. Cinco dias antes, o Titanic havia batido em um iceberg e os jornais estavam abarrotados de obituários dos ricos e famosos que faziam parte das 1.500 vítimas do desastre. Para o criador de Drácula, restou apenas um espaço menor, em páginas mais discretas. Considerado na sua época um escritor “marginal e irrelevante” por muitos, Stoker, já doente, precisou da ajuda da Royal Society Literária Britânica para sobreviver. Só sairia realmente das sombras depois de sua morte, feito seu mais famoso personagem.

O obituário de Bram Stoker no “The Times” de Londres

O anúncio de falecimento no “The New York Times”

“Stoker sentiu a primeira palpitação de Drácula em um pesadelo que teve na noite de sete de março de 1890. No dia seguinte, fez uma anotação, da qual se originou uma das cenas mais inesquecíveis de sua obra: Um jovem sai vê garotas uma delas tenta beijá-lo, não nos lábios mas no pescoço. O velho conde interfere – raiva & fúria diabólicas – este homem me pertence ele é meu.” (Trecho do texto de Guilherme da Silva Braga para a introdução do volume “Clássicos do Horror”).

bram-stoker-portrait-sm

Feirinha Gastronômica de São Paulo será inspirada na Turma da Mônica

Via Uol

Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Magali, a Feirinha Gastronômica do Jardim das Perdizes, em São Paulo, terá uma edição especial com pratos inspirados nos personagens da Turma da Mônica. Com 23 barracas, a feira acontece neste sábado (18) e domingo, das 11h às 19h.

A barraca da Mônica, por exemplo, será chamada de Comidinha Brasileira e terá caldinho de feijão e lanche de angus. A do Cebolinha é a Comidinha Italiana e irá servir nhoque (na manteiga, ao sugo ou bolonhesa) e porção de minipolpettas.

Espetinhos é o tema da barraca do Cascão, que terá sabores de picanha com molho wasabi e alcatra com molho tonkatsu. A do Franjinha é a Bebidas & Poções, que remete às invenções de seu laboratório e irá servir drinques.

A barraca do Louco é a do Cachorro-Quente. Ada Tina, da Pipa e do Rolo será a Leve & Natural, com opções mais saudáveis, como a tapioca de mix de cogumelos, uvas verdes e muçarela de búfala.

Na Barraca do Louco vai ter cachorro quente especial com queijo cremoso e ketchup de melancia

Na Barraca do Louco vai ter cachorro quente especial com queijo cremoso e ketchup de melancia

Guloseimas como sonhos, churros, marshmallow recheado com brigadeiro, sorvetes e milk-shakes também estarão presentes em outras barracas, como a Doçuras & Travessuras, do Penadinho.

Parece o Penadinho, mas é um marshmallow recheado com brigadeiro e tostado na hora

Parece o Penadinho, mas é um marshmallow recheado com brigadeiro e tostado na hora

Presença da Turma da Mônica

A feira terá uma escultura gigante da Magali, de 3,5 metros de altura, onde os visitantes poderão tirara fotos. Além disso, os personagens da Turma – Mônica, Cebolinha e Cascão – estarão presentes às 12h, 14h, 16h e 18h para os parabéns da Magali.

Veja abaixo algumas opções da feira:

Comidinha Brasileira – Mônica
Bifinho com arroz colorido e caldinho de feijão (R$ 15)
Franguinho e bacon com arroz colorido e caldinho de feijão (R$ 15)
Caldinho de feijão no copinho (R$ 5)
Lanche de Angus (R$ 18)
Batata frita (R$ 10)

Barraca Comidinha Italiana – Cebolinha
Nhoque (na manteiga, ao sugo ou bolonhesa) (R$ 12)
Spaghetti no queijão (na manteiga, ao sugo ou bolonhesa) (R$ 15)
Lasanha (bolonhesa ou vegetariana) (R$ 18)
Porção de minipolpettas (R$ 10)
Bebidas: Suco de uva na garrafinha (R$ 6)
Suco de laranja (R$ 6)
Refrigerante e água (R$ 5 cada)

Pescados – Chico Bento
Salmão assado na fogueira (R$23)
Iscas de peixinho empanado (R$18)
Wrap de salmão defumado (R$15)

Frutas & Suquinhos – Magali
Suco Fresco de Laranja ou Melancia (R$7)
Suco Lamanga (laranja +manga) (R$ 9)
Suco de Maçã+Abacaxi +Água de Coco (R$10)
Suco de Gengibre+Abacaxi+Água de Coco+Hortelã (R$ 10)
Vitasuco: Maçã+Banana+Laranja (R$ 10)
Vaissaí: Açaí+Banana+Laranja (R$ 12)
Melancia no palito (R$ 5)
Saladinha de Frutas (R$8)

Mesa de Salgadinhos – Magali
Coxinha (8unid) (R$ 15)
Bolinha de queijo (8unid) (R$ 15)
Quibe (8unid) (R$ 15)
Croquete de camarão (6 unidades) (R$ 15)
Pastel carne/queijo (4 unidades) (R$ 15)
Minipizza muçarela/calabresa (R$ 10)

Mesa do Bolo – Magali
Duo de cupcake: minicupcake de brigadeiro e cupcake de doce de leite (R$10)
Bolo de aniversário da Magali: tradicional bolo red velvet recheado com chocolate e decorado com minimelancias (R$10)

Doçuras & Travessuras – Turma do Penadinho
Marshmallow recheado com brigadeiro e tostado na hora. (R$4 a unidade)
Cookie Monster (acompanha sorvete de leite em pó e calda de chocolate) (R$12)
Brownie de Nutella ou peanut butter (R$10)
Macarons em formato de ossinhos (R$ 4 a unidade)
Monster cookie com sorvete de leite ninho e calda de chocolate belga (R$ 12)

Churros – Seu Juca
Churros doce de leite, chocolate, beijinho, banana com canela, goiabada e outros (R$8)
Churros com Nutella (R$10)
Mate com Limão (R$5)
Suco de abacaxi com limão e gengibre (R$7)

Serviço
Feirinha Gastronômica da Magali
Quando: 18 e 19 de abril, das 11h às 19h
Onde: Jardim das Perdizes – Av. Marquês de São Vicente, 2301, próximo ao viaduto Pompeia.
Quanto: Entrada gratuita
Formas de pagamento:dinheiro e a maioria das barracas aceita cartão de crédito e débito

A L&PM publica as tirinhas da Turma da Mônica na Coleção L&PM Pocket.

 

Você sabia que “Só as mães são felizes” é uma frase de Jack Kerouac?

“Essa música foi feita a partir de um verso de Jack Kerouac (retirado do livro Scattered Poems), uma frase de um poema dele que me deixou muito intrigado.”

A declaração é de Cazuza e a frase em questão, “só as mães são felizes”. Na letra do saudoso poeta compositor, há ainda Ginsberg e Rimbaud: Nunca viu Allen Ginsberg / Pagando michê no Alaska / Nem Rimbaud pelas tantas / Negociando escravas brancas (…). Fã confesso dos beats, Cazuza era um leitor voraz e, provavelmente por isso, um letrista como poucos. Para relembrar a letra inteira – que chegou a ser censurada – colocamos aqui um vídeo de Cazuza cantando… Só as mães são felizes.

Uma mulher de negócios chamada Agatha Christie

Nos dias 13 e 14 de abril, a Universidade de Exeter, na Grã Bretanha, foi palco de um encontro de acadêmicos, estudantes e pesquisadores chamado “Horizontes ocultos /Celebrando a vida e a obra da romancista de ficção policial Agatha Christie“. A conferência dedicada à escritora inglesa atraiu estudiosos de diferentes países com palestrantes renomados e um jantar de confraternização.

Entre outros assuntos, os acadêmicos de Exeter disseram que a Rainha do Crime foi uma das mulheres de negócio mais formidáveis de sua época. Eles analisaram cartas trocadas entre Christie e seus agentes nas quais a escritora mostra todas as suas habilidades comerciais, dando vários palpites sobre as capas dos livros, por exemplo. Leia matéria publicada no The Telegraph.

Agatha_exeter

A L&PM publica cerca de 80 livros de Agatha Christie.