Arquivos da categoria: L&PM WebTV

Lembrem sempre de Josué Guimarães


Ivan Pinheiro Machado

Quando Josué Guimarães morreu num domingo ensolarado, no dia 23 de março de 1986, seus leitores, amigos e admiradores perdiam não só o grande escritor, cheio de planos, mas perdiam também uma referência. Para todos nós, Josué era um exemplo de coerência e postura moral. Um humanista ferrenho, incapaz – mesmo diante das grandes dificuldades materiais que viveu – de capitular com a ditadura que vigorava da época. Josué era perseguido pela polícia política e, por consequência, ignorado pela elite cultural que dava as cartas na época. Salvo exceções, é claro.

A L&PM Web TV está apresentando o único depoimento audiovisual existente de Josué Guimarães. Na forma como exibimos aqui, ele está editado com imagens de referência e foi apresentado na TV COM em Porto Alegre, por ocasião da dramatização de A Ferro e Fogo sua obra mais conhecida (aproveito a ocasião para agradecer à RBS, na pessoa de Alice Urbim, que gentilmente nos cedeu esta cópia restaurada e editada). O vídeo original da entrevista foi produzido em maio de 1984 pela L&PM Vídeo, empresa da L&PM Editores. A produção foi do Paulo de Almeida Lima, minha e do jornalista Marcelo Lopes, já falecido. O entrevistador foi o jornalista José Antonio Pinheiro Machado, que hoje faz grande sucesso como Anonymus Gourmet. E a entrevista foi feita na casa de Josué na rua Riveira, no bairro Petrópolis em Porto Alegre

Logo depois da abertura democrática, no final dos anos 80, este vídeo foi emprestado para a TV Educativa de Porto Alegre, que queria fazer uma cópia e colocar no ar. Nós emprestamos o material, sem problemas. Com o passar do tempo e a “reabilitação” pós-ditadura de Josué, a TVE, através de alguns de seus ex-dirigentes, arrogou-se a autoria do vídeo, o que foi rapidamente desmentido pelas imensas evidências da nossa produção. Josué era um homem de idéias claras e de uma coerência absoluta – repito. Ele jamais colocou os pés na TVE. Para ele, a TV estatal era um braço do regime ditatorial. Portanto, o que os nossos internautas podem assistir aqui é uma raridade.

Além deste depoimento gravado em vídeo, a equipe editorial da L&PM fez uma grande entrevista que foi publicada em mais de 40 páginas na saudosa revista Oitenta, nos idos de 1983. Esta entrevista estará disponível no nosso site em breve. E nada mais foi feito além do que a L&PM, que foi sua principal editora, realizou.

Suas firmes posições de resistência democrática custaram a Josué Guimarães a indiferença de seus contemporâneos. Este é o trágico da ditadura; ela espalha o medo, o pânico. E aqueles que estavam “bem postos” jamais se aproximavam de um perseguido político. Hoje, ninguém mais se lembra dos apaniguados do regime militar que ditavam as regras da época. Mas Josué ficou. Sua permanência se deve a sua enorme dimensão como pessoa e pela sua obra poderosa que se projeta no tempo encantando gerações após gerações.

O outro lado de Carol Teixeira

Falta pouco para você conhecer o Lado C, mais um programa exclusivo da nossa L&PM Web TV. A produção e apresentação é de Carol Teixeira que, a cada novo episódio, mostrará o lado desconhecido de uma cidade, quem sabe o lado escondido de uma livraria, de repente o lado mais divertido de um evento cultural. No programa de estréia, Carol passeia pelos bairros Prenzlauer berg e Mitte, que ficam no lado ex-comunista de Berlim, com direito a parada em livraria e tour por museus. Lado C está em fase de finalização e, breve, será exibido em uma tela perto de você. Avisaremos quando começar.

Problemas no amor? Claudia Tajes responde

Começaram as gravações do Consultório Sentimental da Claudia Tajes, um dos programas da nossa L&PM Web TV que breve, brevíssimo, entrará no ar. No programa semanal, Claudinha responderá – daquele jeito divertido e espontâneo dela -, as dúvidas amorosas dos nossos internautas. Quando estrear (não se preocupe, avisaremos assim que acontecer), você, caro leitor, poderá enviar suas perguntas para que as mesmas sejam respondidas neste consultório. Garantimos que, se a Claudia não solucionar o seu problema, pelo menos você dará boas risadas.